Retirado de "Breve História da População Mundial" de Massimo Livi Bacci:
"[...]
Deixando de lado qualquer tentativa de determinar a relação causal entre população e economia, podemos, contudo, discutir alguns factores ligados ao crescimento demográfico que podem ter acelerado o desenvolvimento, em vez de o abrandar, ou, por outras palavras, proporcionado proveitos crescentes para cada indivíduo adicional.
[...]
Os factores puramente demográficos são as alterações associadas à transição demográfica [...]. A sua influência é considerada positiva por uma série de razões.
Em primeiro lugar o declínio da mortalidade e a reduzida frequência de doença não só aumentou a longevidade como também a eficiência da população. Em segundo lugar, o facto de a mortalidade ter começado a seguir uma ordem mais hierárquica e cronologica eliminou em grande parte o risco de morte prematura e permitiu o planeamento a mais longo prazo, o que certamente favoreceu o desenvolvimento. Em terceiro lugar, o declínio da natalidade - anteriormente acompanhada de elevada mortalidade infantil - reduziu a quantidade de energia e recursos dedicados à criação dos filhos e, deste modo, permitiu que estes recursos (particularmente na forma de emprego das mulheres) fossem utilizados em atividades mais directamente produtivas. E por último, até pelo menos meados do século XX, a estrutura etária estava a alterar-se no sentido de favorecer as idades mais produtivas, melhorando o rácio entre os sectores produtivo e dependente da população."
Sem comentários:
Enviar um comentário